quarta-feira, 25 de junho de 2008

Tuguinha mãe dos gatinhos dos telhados

Tuga ainda na rua.






No ano passado apareceram aqui pelos telhados cinco gatinhos muito jovens que de inicio não percebi de onde vinham, mas depois em conversa com a Cristina, uma amiga e amiga dos animais, desconfiamos logo de inicio que eram filhos de uma gatinha tuga que vivia numa rua muito proximo dos telhados e dos quintais abandonados aqui à volta. A Tuguinha vivia numa rua perigosa com muitos carros a passar a toda a hora. Apesar de viverem alí várias pessoas que alimentam e gostam de animais tinhamos a informação de que um homem envenenava gatos. Os gatinhos fugiram da rua e passaram para o lado dos quintais onde se sentiam mais seguros.
A gatinha estava doente e a Cristina sempre insistiu em que tinhamos de a apanhar, em levar a Tuguinha ao veterinário. O problema era arranjar um sitio para ela ficar em PO depois de ser esterilizada ou ainda no caso de ter mais complicações de saúde um local para ela ficar. Há algumas semanas a Cristina com muita coragem apanhou-a à mão e levou-a ao veterinário. Teve de tirar dentes e fazer um grande tratamento à boca que estava em muito mau estado. Há dias foi também esterilizada. A conta do vet tem vindo a crescer e precisamos muito de ajuda para a pagar.
Tuga no veterinário

A Tuguinha ainda está com a sua salvadora, mas vai precisar em breve de uma FAT (Família de Acolhimento Temporário) ou de uma FAD (Família de Acolhimento Definitivo).
Não vai ser fácil, a maioria das pessoas quer bebés e não adopta adultos. Esta gatinha apesar de estar assustada pois deve ter vivido muitos anos na rua e com grandes sustos, é meiga e gosta de estar sossegada no seu cantinho. Talvez nunca venha a ser gatinha de se deitar no colo, mas no seu olhar está a gratidão de ter sido salva de uma morte certa ou de mais anos de grande sofrimento na rua.
Obrigada a todos os que têm contribuido para ajudar a Tuguinha.

A Tuguinha depois de tratada e em recuperação.

Sem comentários: