quarta-feira, 25 de junho de 2008

Tuguinha mãe dos gatinhos dos telhados

Tuga ainda na rua.






No ano passado apareceram aqui pelos telhados cinco gatinhos muito jovens que de inicio não percebi de onde vinham, mas depois em conversa com a Cristina, uma amiga e amiga dos animais, desconfiamos logo de inicio que eram filhos de uma gatinha tuga que vivia numa rua muito proximo dos telhados e dos quintais abandonados aqui à volta. A Tuguinha vivia numa rua perigosa com muitos carros a passar a toda a hora. Apesar de viverem alí várias pessoas que alimentam e gostam de animais tinhamos a informação de que um homem envenenava gatos. Os gatinhos fugiram da rua e passaram para o lado dos quintais onde se sentiam mais seguros.
A gatinha estava doente e a Cristina sempre insistiu em que tinhamos de a apanhar, em levar a Tuguinha ao veterinário. O problema era arranjar um sitio para ela ficar em PO depois de ser esterilizada ou ainda no caso de ter mais complicações de saúde um local para ela ficar. Há algumas semanas a Cristina com muita coragem apanhou-a à mão e levou-a ao veterinário. Teve de tirar dentes e fazer um grande tratamento à boca que estava em muito mau estado. Há dias foi também esterilizada. A conta do vet tem vindo a crescer e precisamos muito de ajuda para a pagar.
Tuga no veterinário

A Tuguinha ainda está com a sua salvadora, mas vai precisar em breve de uma FAT (Família de Acolhimento Temporário) ou de uma FAD (Família de Acolhimento Definitivo).
Não vai ser fácil, a maioria das pessoas quer bebés e não adopta adultos. Esta gatinha apesar de estar assustada pois deve ter vivido muitos anos na rua e com grandes sustos, é meiga e gosta de estar sossegada no seu cantinho. Talvez nunca venha a ser gatinha de se deitar no colo, mas no seu olhar está a gratidão de ter sido salva de uma morte certa ou de mais anos de grande sofrimento na rua.
Obrigada a todos os que têm contribuido para ajudar a Tuguinha.

A Tuguinha depois de tratada e em recuperação.

Artesanato - Tabuleiro Gato Doido

Peça nº22 - Tabuleiro gato Doido
Este gato maluco foi pintado à mão num tabuleiro de madeira e envernizado
51 cm x 36 cm
Preço 15€ (acrescido de custos de envio)

(a peça não está disponível neste momento)

terça-feira, 24 de junho de 2008

Gatinha Xaninha da Ajuda


A Xaninha é uma gatinha ainda muito jovem que vivia numa rua na Ajuda. A primeira vez que a vi achei-a tão bonita. Tigradinha de focinho pequenino, magrinha e com aparerência fragil, mas muito esperta.
Comecei a ir todos os dias dar-lhe ração e por vezes latinha. As pessoas do restaurante perto do sitio onde ela vivia gostam muito dela e davam-lhe papinha e àgua fresca todos os dias.
Mas a Xaninha não podia continuar alí. A rua é muito movimentada. Vivia junto dos contentores do lixo. Tinha muitas pulgas, catava-se todo o dia. Alguém deixou um iglô de pano para a gatinha se abrigar nas noites ainda frias e de chuva. Depois o iglô desapareceu e colocaram uma caixa de cartão com mantinha, mas até isso levaram.

Desde domingo que está em casa de uma senhora que vive na mesma rua, que a quis adoptar. Foi apanhada pelo nosso amigo Carlos com uma transportadora e uns pedacinhos de fiambre que foram dados pelos senhores da Pizzaria.
A esterilização (OVH) correu muito bem. Está mais gordinha e foi desparasitada exteriormente. Em breve vai ao Vet para ser vacinada e para a desparasitação interna.

A gatinha já tinha tido pelo menos um cio e uma das vezes que a tentámos apanhar tinha 2 gatões de volta dela, pelo que foi impossivel apanha-la nessa noite.



sexta-feira, 20 de junho de 2008

Gatos da Ajuda

como começar... gatos da Ajuda... gatos como todos os outros gatos das outras freguesias de Lisboa... gatos que precisam de nós. Desde que me conheço que amo os animais, principalmente os felinos e foi através da internet que conheci algumas pessoas que diariamente salvam animais. Aprendi muito sobre os animais e ainda tenho imenso a aprender, aprendi também que há muitas maneiras de os ajudar e que se todos fizermos um pouco ... podemos realmente mudar o mundo à nossa volta.

Desde que comecei a pesquisar na internet e do contacto com algumas das pessoas que mencionei, os temas de maior interesse são sem dúvida a esterilização de animais de rua e a defesa dos direitos dos animais.

Tenho como objectivo e com a vossa ajuda, esterilizar o maior número de animais da colónias da Ajuda ... e não só...

Vou falar depois dos gatos já esterilizados por nós aqui na Ajuda.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

1 - The Sexy Cat Box

Começamos as nossas iniciativas com esta caixa.
É uma caixa em madeira, pintada à mão e com decorada com fita de cetim.
Ideal...para as coisas e coisinhas de mulher!
Quem quer levar esta Madonna Cat para casa??!!

Preço 22€ (mais custos de envio)
20cm x 20cm x 13cm
Forrada a papel de veludo
(Atenção a gata cusca ao lado da caixa não está incluída!)

VENDIDA

sábado, 14 de junho de 2008

Bem vindos ao blog Gatos e o elogio da Loucura

A minha primeira mensagem aqui tem como objectivo apresentar a gata que recebe todos os que entram neste blog: A Nina!
Matriarca de uma das colónias que cuidamos. Nasceu e viveu na rua rua mas cedo aprendeu a apreciar a companhia humana. Fez amizade com grande parte dos trabalhadores do estaleiro onde se encontra esta colónia. Cada um deles lhe deu um nome, Nina, Sissi....que importa??? Gata livre e feliz!
Teve muitas ninhadas, muitos morreram, muitos foram adoptados por trabalhadores do estaleiro. Depois, finalmente, foi esterilizada. Acabaram-se as ninhadas e a sua vida foi ainda mais sossegada. Mas como boa mãe metia na ordem todos os gatos da colónia na ordem.
Ainda hoje a recordamos com a sua redonda elegancia numa corrida quando nos via chegar com as tão adoradas latas.
A Nina deixou-nos em Março de 2008 com cerca de 13 anos. Não a esqueceremos nunca e representa para nós aquilo que desejamos para todos os gatos de rua: Tinha liberdade, abrigo, comida e carinho. Tudo o que um ser vivo precisa para uma longa vida feliz!
Olha por nós Nina.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Foto da Nina

linda Nina ... e que saudades ao ver essa foto da nossa gordinha Nina.
Aqui nos telhados a gatinha amarela também se chama Nina :)